Missões Populares



O Documento de Aparecida, quando trata daqueles que deixaram a Igreja para se unirem aos outros grupos religiosos diz, número 26, que devemos reforçar em nossa pastoral quatro eixos:
·         A experiência religiosa: oferecer a todos os fiéis um encontro pessoal com Jesus Cristo;
·         A vivência comunitária: valor da acolhida e valorização de cada fiel;
·         A formação bíblica doutrinal: conhecimento da Palavra de Deus e dos conteúdos da fé;
·         O compromisso missionário de toda a comunidade: ir ao encontro dos afastados.
Para se operacionalizar pastoralmente a ideia de uma fé como encontro com Cristo, fonte de tudo, é necessário um itinerário de uma primeira iniciação à vida cristã. Os afastados da fé são introduzidos à escuta da Palavra, à oração pessoal e eucarística. Só um catolicismo de iniciados é evangelizador, socialmente fecundo e eficazmente resistente.
“A missão dos discípulos é o serviço da vida plena, pois Jesus é o Bom Pastor que veio comunicar-nos a sua vida e colocar-se a seu serviço” (DAp 353).
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 – 2015 têm como objetivo geral evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
As Missões Populares querem ressaltar a importância do anuncio do Evangelho de Jesus Cristo. Essa é a nossa motivação. Para tal, o nosso testemunho de batizados é fundamental.
As palavras do Papa Francisco, na Audiência Geral realizada na Praça São Pedro do dia 17 de setembro de 2014, servem como inspiração para a nossa missão diocesana: “Fazer parte da Igreja Católica e Apostólica é estar consciente de que a nossa fé está ancorada no anúncio e testemunho dos Apóstolos; é sentirmo-nos sempre enviados, em comunhão com os sucessores dos Apóstolos, a anunciar com alegria Cristo e o seu amor a toda a humanidade. A Igreja, universal e missionária, conta com a assistência do Espírito Santo, que a faz continuamente ‘sair de si mesma’ e ir ao encontro dos irmãos; o Espírito evita que nos consideremos um grupo limitado de eleitos, únicos destinatários da bênção de Deus”.
Os objetivos das Missões Populares são: motivar, organizar e celebrar o encontro com Jesus, Redentor dos homens, “Caminho, Verdade e Vida”. O nosso programa concentra-se em Cristo, que temos de conhecer, amar e imitar, para Nele viver a vida trinitária e com Ele transformar a história. Jesus Cristo é o centro das Missões.
A Igreja organiza a ação redentora de Jesus Cristo. Ela necessita de caminhos ou estruturas que possibilitem uma vivência mais eficaz da fé. A diocese, paróquias, comunidades, grupos, pastorais e movimentos são organizados para responder as necessidades da evangelização.

MISSÕES POPULARES NA DIOCESE

Na Igreja, distinguem-se gêneros de vida diferentes: ministros ordenados, vida consagrada e cristãos leigos.
As Missões Populares pertencem ao povo de Deus e a toda a Igreja. Nela vivemos a comunhão, desejada pelo Senhor.
Alguns são os primeiros responsáveis pelas Missões Populares:
·         “Os Bispos, como sucessores dos apóstolos, junto com o Sumo Pontífice e sob sua autoridade”, devem ser os primeiros a aceitar e a acolher a “vocação de servir ao Povo de Deus” (DAp, 186). Como todos os batizados e, junto com eles, seguem a Jesus. Como pastores, são servidores do Evangelho.
“Os padres são chamados a serem presbíteros-discípulos que tenham profunda experiência de Deus; presbíteros-missionários, que cuidam do rebanho a eles confiado com caridade pastoral” (DAp, 199).
“Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo ('caráter') que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez 'diácono', isto é, o servo de todos.” (CIC, 1570).
·         “Os Consagrados e as consagradas são chamados a fazer de seus lugares de presença, de sua vida fraterna em comunhão e de suas obras, lugares de anúncio explícito do Evangelho” (DAp, 217).
·         “Os fiéis leigos são cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei” (DAp, 209). “Os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja” (DAp, 211).
 Nas Missões Populares, todos são envolvidos. Assim é a nossa Igreja, comunidade de batizados, discípulos e missionários de Jesus Cristo.
 Um primeiro passo é a formação de equipes de trabalho. Já foi constituída uma equipe diocesana. Sua função foi pensar e organizar as Missões, definir o tema e o lema e preparar os subsídios. Está assessorando encontros de formação nas paróquias.
É fundamental a formação de uma equipe paroquial que irá encaminhar as atividades na paróquia e nas comunidades.
Como estamos realizando as Missões utilizando nossos próprios recursos, é essencial a preparação dos missionários, principalmente para o trabalho de visitas às famílias, com encontros de orientação e formação.
Para as Semanas Missionárias, requer-se a formação de pessoas mais experientes, capazes de coordenar, presidir uma celebração e fazer pregações.
Também será necessário preparar agentes que irão conduzir os encontros de oração nas famílias.

SUBSÍDIOS

Os subsídios são muito importantes. São ferramentas para ajudar nesse trabalho forte de evangelização.
·         Manual de Orientações: indispensável para os visitadores pelo conteúdo teológico, bíblico e espiritual sobre as Missões e por conter orientações sobre a visitação e programação.
·         Material de Divulgação: panfletos e folhetos com programação, oração e cantos das Missões; cartazes para as portas, paróquias e comunidades.
·         Convites: para os missionários participarem dos encontros de formação e para as famílias participarem das Semanas Missionárias.
·         Roteiros de Orações e Celebrações: para a visita e benção das casas; para os encontros nas famílias e para as semanas missionárias.

ATIVIDADES

Uma das atividades das Missões são as visitas às famílias. Fundamentam-se nas visitas que Deus fez ao seu povo no Antigo Testamento e em Jesus, que fez morada no meio de nós (Jo 1,14). Visitar as famílias é continuar a missão de Jesus.
Outra atividade fundamental nas Missões são os tempos fortes de formação e celebração. A programação das Semanas Missionárias tem diversas atividades: missas, noites de formação, celebrações, Horas Santas, celebrações penitenciais e vocacionais.
Teremos também a recitação do Rosário, celebrações de encontros do bispo com as Foranias e a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. E para que isso tudo aconteça com êxito é preciso a formação dos agentes através de encontros, retiros e reuniões.

CALENDÁRIO

As Missões Populares são organizadas em três etapas:
·         Pré-Missões: formação e reuniões da equipe diocesana, escolha do tema e lema, elaboração dos subsídios, formação das equipes paroquiais com reuniões, encontros de formação e retiros nas paróquias ou Foranias para formar os missionários.
·         Missões: encontros de oração e visitas às famílias, semanas missionárias, recitação do rosário, visita do bispo às Foranias e peregrinação de Nossa Senhora em todas as paróquias.
·         Pós-Missões: atividades programadas por cada paróquia levando em conta o trabalho das Missões Populares.

EXPLICAÇÃO DO CARTAZ

Na parte de cima vemos o logo da diocese e a sua localização enquanto regional da CNBB para lembrar nossa Igreja particular, confiada ao bispo, com a cooperação dos presbíteros e do povo de Deus. Os números, além de recordar a data de criação (1971) e a de quando se comemora os 45 anos (2016), recordam momentos diocesanos importantes que ocorreram desde sua criação até os dias de hoje.
Os arcos coloridos com as cores dos 5 continentes representam a missão universal e remetem ao fato de que devemos sempre estar em comunhão com a missão ad gentes, pensando local e também além fronteiras.
No centro temos o mapa das foranias que formam a diocese e em cima do mapa, Cristo com os braços em posição de Envio. Em sua frente a cruz, que representa a salvação de todo cristão que crê na missão redentora de Jesus. Temos também a bíblia, que é a palavra que guia e ilumina os passos dos discípulos e uma família, de mãos dadas, que representa os missionários das paróquias e também aqueles a quem a missão irá atingir através das visitas e das diversas atividades das Missões Populares.
O tema: “Uma Igreja em saída...”, foi retirado da Exortação Apostólica do Papa Francisco: Evangelii Gaudium  e aponta-nos a um dinamismo onde os paroquianos saem de suas casas, de seu conforto, de sua rotina e vão anunciar a Cristo e Seu Evangelho, com coragem, a todos aos que ainda não tem tanta intimidade com a vivência comunitária da Paróquia.
O lema: “O Senhor me ungiu e me enviou para anunciar o ano da Graça.”, é do Evangelho de São Lucas e é basicamente o que temos como proposta para essas missões populares: após sermos enviados pela Igreja, iremos anunciar um ano de Graça em comemoração ao aniversário da nossa diocese.

PROGRAMAÇÃO 2015

25 de Abril: Recepção das Imagens de Nossa Senhora Aparecida às dioceses do RP1, no Santuário Nacional, Aparecida. Missa às 9 horas.
26 de Abril: 2ª Jornada Missionária do RP1. Entrega das imagens às dioceses da Província. Local: Catedral Imaculada Conceição, Franca. Horário: 15 horas.
13 de junho: Missa de envio das Equipes Diocesanas das Missões Populares – presença dos vigários forâneos. Local: catedral Imaculada Conceição. Horário: 9 horas.
14 de junho: Adoração eucarística nas paróquias – Cerco de Jericó, durante todo o dia.

Encontros de formação com as equipes diocesanas das Missões Populares:

14 de junho: 
Grupo 1: Paróquias São Vicente de Paulo e Santa Gianna. Local: Paróquia São Vicente de Paulo, Franca.
Grupo 2: Paróquias Nossa Senhora Aparecida, Itirapuã e Nossa Senhora do Patrocínio, Patrocínio Paulista. Local: Patrocínio Paulista.
Grupo 3: Paróquias São João Batista, São Pedro e Área Pastoral Nossa Senhora da Guia. Local: Paróquia São Pedro, Franca.
Grupo 4: Paróquias Santana e São Francisco. Local: Paróquia Santana, Franca.
Grupo 5: Paróquias Catedral Imaculada Conceição e Nossa Senhora das Graças. Local: Catedral, Franca.

21 de junho.
Grupo 1: Paróquias Santa Rita, Igarapava e Santo Antônio, Aramina. Local: Igarapava.
Grupo 2: Paróquias São Sebastião, Jeriquara e Nossa Senhora do Patrocínio, Buritizal. Local: Buritizal.
Grupo 3: Paróquias Nossa Senhora do Carmo e São João Batista. Local: Paróquia São João Batista, Ituverava.
Grupo 4: Paróquias Nossa Senhora Aparecida, Pedregulho e Santo Antônio, Rifaina. Local: Pedregulho.
Grupo 5 Paróquias São Judas Tadeu, São Sebastião, Franca e Santa Cruz, Ribeirão Corrente. Local: São Sebastião, Franca.

05 de julho.
Grupo 1: Paróquia Santa Rita de Cássia. Local: Paróquia Santa Rita de Cássia, Franca.  Grupo 2: Local: Paróquias São Joaquim, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, São Joaquim da Barra.
Grupo 3: Paróquias Divino Espírito Santo, Nuporanga, São José, São José da Bela Vista e Santa Rita, Sales de Oliveira. Local: Nuporanga.
Grupo 4: Paróquias Santa Luzia, Menino Jesus de Praga, Franca e Nossa Senhora Aparecida, Restinga. Local: Paróquia Santa Luzia, Franca.
Grupo 5: Paróquias São Benedito e Santa Teresinha. Local: Paróquia São Benedito, Franca.

26 de julho.
Grupo 1: Paróquias Nossa Senhora Aparecida e Sagrado coração de Jesus. Local: Capelinha, Franca.
Grupo 2: Paróquias Santa Mônica, Santo Antônio e Santa Edwiges. Local: Paróquia Santo Antônio, Franca.
Grupo 3: Paróquias São Crispim e Cristais Paulista. Local: Paróquia São Crispim, Franca.
Grupo 4: Paróquia São Sebastião e Santo Antônio. Local: Guará.
Grupo 5: Paróquias São José e Cristo Rei. Local: Paróquia São José, Orlândia.

-

2 de agosto: Missas de envio dos missionários paroquiais para as visitas.
15 de agosto: Festa da Família Diocesana. Local: Ginásio Pedrocão, Franca.Horário: 16 horas.
Agosto, setembro e outubro: Visitas missionárias às casas e famílias em todas as paróquias da Diocese.
Outubro e Novembro: Semanas Missionárias nas Paróquias.

Datas importantes em 2016

14 de Fevereiro: Celebração Eucarística na Forania Imaculada Conceição.
21 de Fevereiro: Celebração Eucarística na Forania Beata Rita Amada de Jesus.
28 de Fevereiro: Celebração Eucarística na Forania Nossa Senhora Aparecida.
06 de Março: Celebração Eucarística na Forania São Joaquim.
24 de Abril: Celebração Eucarística na Forania Santa Gianna Beretta Molla
Maio: Eleger uma Igreja em cada Forania, para que os fiéis possam visitar e alcançar as indulgências.
07 de Junho: Aniversário de Sagração de Dom Diógenes Silva Matthes. Celebração com o clero e os bispos que já trabalharam na Diocese. Local: Catedral.

12 de Junho: Celebração dos 45 anos da Diocese. Local: Franca. Horário: 16 horas.

ORAÇÃO DAS MISSÕES POPULARES:

Ó Deus, Pai amoroso, olhai o vosso povo
que celebra as Missões Populares e concedei-nos
a graça da vossa benção.
Jesus, nosso Senhor e Salvador, ficai conosco
e dai-nos o pão da Palavra e da Eucaristia.
Espirito Santo fortalecei a nossa vida e
ajudai-nos a ser discípulos missionários.
Santíssima Trindade, obrigado pelos
quarenta e cinco anos de evangelização
na Diocese de Franca.
Perdão, Senhor, pelos nossos pecados.
Nós vos pedimos a vossa luz
para anunciar o Evangelho.
Queremos ser sinal de vida e esperança.
Maria, Nossa Senhora da Imaculada Conceição,
intercedei por todos nós missionários
e por nossas famílias.

Amém!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário