sexta-feira, 2 de outubro de 2015

OUTUBRO - MÊS DEDICADO À MISSÃO UNIVERSAL - Pe. Adilson Fortunato


O mês de Outubro é chamado "Mês Missionário". Surge da necessidade de preparar adequadamente o Dia Mundial das Missões, 17 e 18 de Outubro.  A este dia, cada um de nós pode  contribuir para desenvolver nos irmãos de nossa paróquia a consciência de sua responsabilidade comum para a evangelização do mundo. 
A Congregação para a Evangelização dos Povos pede-nos, portanto, o seguinte: "No mês de outubro, para dar aos cristãos a oportunidade de dar uma dimensão universal à sua cooperação missionária, e para aumentar o espírito missionário entre o povo cristão, devemos realizar orações diárias e sacrifícios, de modo que a celebração anual do Dia Mundial das Missões venha a ser exemplo espontâneo do Espírito missionário"(Estatuto POM,  art. 8).
Como orientação, é tradicional que cada uma dessas quatro semanas se concentre em realizar um gesto concreto para crescer na vida cristã: oração, sacrifício, cooperação econômica (esmolas) e vocação missionária. As POMS (Pontifícias Obras Missionárias)  oferece todos os anos diferentes materiais e sugestões para viver estas semanas, tendo em conta o tema e foco do Dia Mundial das Missões correspondente. Não é difícil encontrar este material. No entanto, oferecemos aqui um breve roteiro para celebrar bem individualmente e em comunidade o mês missionário. 
Indicações para celebrar o Mês  Missionário 
1ª Semana: ORAÇÃO 
Esta semana tem como objetivo promover a perseverança fiel na oração para agradecer a Deus o dom da fé e para pedir ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua colheita, afim de que aconteça a proclamação da Boa Notícia a todos os povos. Você deve tomar essas intenções tanto oração pessoal como da Comunidade, começando com a participação na Eucaristia, e não esquecendo o Terço Missionário, as vigílias de oração e celebrações litúrgicas com outros possíveis atos de caráter missionário.
2ª Semana: SACRIFÍCIO 
A dimensão redentora e salvífica do sacrifício e do sofrimento de Cristo é o principal objetivo desta semana. Então, somos movidos a juntar-nos à cruz de Cristo e oferecer pela evangelização do mundo nossas obras de penitência e aceitação de nossas dores. Desta forma, também nós somos convidados a contemplar a vida de Jesus, de conhecer e apreciar a vida de sacrifício e dedicação dos missionários para amar e cuidar dos doentes (por exemplo, através de um encontro de oração e de leitura da Palavra de Deus com eles). 
3ª Semana: ESMOLA
Esta semana tem o objetivo de envolver-nos na cooperação econômica com as missões. Isto exige-nos saber sobre as necessidades  dos irmãos de nossa comunidade que estão em missão e sentir como nossas essas emergências, proporcionando o benefício de uma contribuição econômica para as missões. Somos encorajados a partilhar com aqueles que não têm como viver dignamente, ao mesmo tempo, atuar como voluntários em tarefas e ações que ajudam os necessitados. 
4ª Semana: VOCAÇÃO MISSIONÁRIA 
O objetivo desta semana é despertar em nós o desejo de ouvir a voz de Deus que chama e envia para a missão. Para isso, recomenda-se envolver-se numa atividade missionária,  como são as Missões Populares que vivemos em nossa Diocese.
Que Maria, a primeira Missionária interceda para por nós, ajudando-nos a viver intensamente este mês missionário. 


Pe. Adilson Fortunato


Pe. Adilson é da Diocese de Franca,
reitor do seminário de teologia e vigário paroquial
na Paróquia São José, em Orlândia. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário