sábado, 10 de outubro de 2015

PARTILHA DA MINHA MISSÃO NA ÁFRICA - Pe. Ricardo Ribeiro



Escrevo para partilhar a vida aqui em nossa missão de Maputo, capital de Moçambique. Estamos atualmente acompanhando uma paroquia da periferia norte da capital com sete comunidades e uma população de cerca 70 mil habitantes.

A experiência mais forte da Igreja Moçambicana segundo a sua própria reflexão é o ser “Igreja Família" constituída a partir de grupos de famílias que se encontram para rezar e aprofundar a Palavra de Deus. Aqui se chamam "núcleos" é um dos pilares da igreja moçambicana, o outro é a catequese, pois a maior parte da população é de primeiro anuncio. Em nossa paroquia existem 80 núcleos, cada uma com cerca 20-30 famílias e no caminho catecumenal são cerca 2500 catecúmenos (crianças, jovens e adultos). O desafio é transmitir a verdade evangélica sem passar por cima da cultural e das tradições!

O moçambicano como o povo africano no geral é em sua essência religioso, cada pessoa tem muito claro que Deus existe, o que é falta o relacionamento pessoal com o Senhor, mas não é simples chegar a esta verdade. A criatividade e a busca, sobretudo de um relacionamento de proximidade com cada um é o caminho que possibilita um anuncio explicito que possa ser aceito.

Apesar de tantos desafios é um povo que nos ensina o valor da celebração e do convívio entre irmãos. As celebrações eucarísticas são sempre festivas e cada momento é vivido com a sua devida intensidade.

Entre os trabalhos pastorais esta a organização da catequese (um mundo!), sobretudo na formação e capacitação dos cerca de 150 catequistas e a elaboração de material para todo este pessoal. Também os núcleos onde se deve ter uma atenção particular uma vez que este deve estar com boa saúde para que as comunidades possam ter vida em seus serviços ministeriais!

A metodologia de acompanhamento desde 2011, depois de um aprofundamento da realidade, foi e esta sendo a preparação de guias de aprofundamento bíblico e de elementos da fé, o que tem agradado muito os leigos que aos poucos estão percebendo a necessidade do caminho e até chegam a sugerir e a participar ativamente na elaboração dos mesmos.

Para além estamos proporcionando durante o ano alguns retiros kerigmáticos da escola de evangelização Santo André de nome "Nova Vida", que tem ajudado as pessoas a terem um encontro pessoal com Jesus e experimentarem o Amor de Deus.
No próximo mês estaremos a fazer a segunda experiência de evangelização, saindo dois a dois como os discípulos, para partilhar a alegria de experimentar este Amor. Será no sábado 24/10, portanto peço a vossa oração para que seja uma experiência de missão e de Deus!

Envio algumas fotos e vídeos que se servir pode usar no vosso trabalho missionário.
Grande abraço!


Pe. Ricardo Ribeiro


Pe. Ricardo, missionário brasileiro em missão no Maçambique.










Nenhum comentário:

Postar um comentário