quarta-feira, 7 de outubro de 2015

RENOVAÇÃO MISSIONÁRIA PARA O MUNDO DE HOJE - Joseph Kimanzi Kiumo



“O princípio mais profundo da vocação missionária dos operários do Evangelho é a consciência de termos sido chamados e enviados pelo senhor. A partir de Jesus Cristo, missionário do Pai, nós aprendemos o estilo de vida e missão, o estilo próprio do discípulo”. 

Os missionários são aqueles que imitam e seguem o Senhor Jesus. Eles são seus discípulos, chamados por ele, “... chamou a si os Doze e começou a enviá-los dois a dois... recomendo-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser cajado apenas...” Mc 6,7-8. 

Às recomendações que Jesus deu a eles me deixam a perguntar se Jesus enviasse os discípulos hoje, o que ele recomendaria a eles? Até recentemente brincava com o meu amigo que Jesus recomendar-lhes-ia de não levarem celulares, computadores, ternos, etc. você pode acrescentar a lista. Isso quer dizer o missionário deve olhar a essencialidade que é representada pela sobriedade, da alimentação, do vestuário, das necessidades diárias e das relações interpessoais. Obedecer às recomendações de Jesus é possibilitar a missão dele.

Ser missionário hoje significa o desapego de todas as coisas, ou seja, a pobreza total, por causa do evangelho, com a liberdade interior da pessoa. Significa uma conversão que não só afeta as próprias comunidades, mas também envolve o individuo. Precisamos da renovação de cada um de nós para tomar a responsabilidade pessoal na missão de Jesus. 

A tarefa missionária não é fácil, mas precisamos cada vez mais pedir a graça do senhor para que permaneçamos fiéis à nossa vocação missionária. Jesus que nos chamou vai nos dar a força para permanecer e testemunhar fortemente o Evangelho. Como ele disse em MT 28,20, “... E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.


Joseph Kimanzi Kiumo

Joseph é seminarista Queniano, missionário da Consolata em São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário