sábado, 17 de outubro de 2015

MISSÃO: NECESSIDADE DA HUMANIDADE - Aline Bonato





 Assim como o Filho foi enviado pelo Pai, assim também Ele enviou os Apóstolos (cf. Jo. 20,21) dizendo: « ide, pois, ensinai todas as gentes... “Eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos» (Mt. 28, 19-20). A Igreja recebeu dos Apóstolos este mandato solene de Cristo, de anunciar a verdade da salvação através do Apóstolo: «ai de mim, se não anunciar o Evangelho» (1 Cor. 9,16), e por isso continua a mandar incessantemente os seus arautos, até que as novas igrejas se formem plenamente e prossigam, por sua vez, a obra da evangelização.

Assim, ao celebrarmos as Missões, neste mês de Outubro, podemos nos questionar sobre a situação atual da Igreja no Brasil e no mundo e a sua disponibilidade para a Missão, porem, podemos simplesmente sondar o nosso próprio coração e analisarmos a  nossa participação ou o nosso desejo de querer ser Igreja e “ ir ao encontro do rosto de Cristo presente no irmão”. Pois, tendo feito um encontro pessoal com o Ressuscitado, é natural,  é automático, é a consequência levar o “Anúncio”,  a “Palavra”, “a própria vida” ao próximo. Pelo batismo, carregamos conosco esse múnus, trazemos em nós a marca de Cristo que tantos deste mundo gostariam de conhecer ou de experimentar. Cabe a nós mostrarmos.
Todo chamado induz a um “levantar-se”, “pôr-se a caminho”, “ir”, sair de si mesmo e fazer comunhão com o outro, algumas vezes longe, em outra cidade, outro estado,  outro país ou continente, outras vezes, perto,  dentro da nossa própria casa,  do nosso convívio. Um ir junto ao sentimento, à história, ao desejo do coração do outro por Jesus Cristo que transparece em nós.
Desde os patriarcas, reis e juízes, profetas, discípulos de Jesus das sagradas escrituras, aos santos e santas que viveram há muito tempo e santos e santas do nosso tempo de hoje, de agora, tiveram e tem esse papel fundamental: ser Igreja, ser Comunhão, ser Comunidade que acolhe que testemunha, que insere e atualiza o tempo vigente às necessidades da humanidade, que luta, que tem um coração desprendido de si mesmo, capaz de acolher. Isso é missão, isso é Vocação, é resposta ao chamado. 
Hoje o apelo é grande, pois não vivemos uma época de mudança, e sim uma mudança de época em que tudo parece perdido e acabado, porem  ao fazer uma releitura da história, percebemos que é aí que atuam os profetas, os santos, os  missionários, que não se cansam de lutar pela verdade,  de ajudar os sofridos,  de levar a Boa Nova aos lugares mais inóspitos e profundos  dos corações dos homens. Eis a nossa tarefa, eis a nossa Missão!


Aline Bonato


Aline é leiga consagrada do Instituto Missionárias Diocesanas
De Jesus Sacerdote e integrante da Pastoral Vocacional na Diocese de Franca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário