quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MISSÃO... “EM SAÍDA” - Pe. Lalim Urbinatti




“Além-fronteiras”: Destruir os “muros” dos particularismos, sair de si mesmo, sair da “zona” de conforto, ou até mesmo, sair do marasmo religioso camuflado de perfeições. O desconforto da saída traz o conforto espiritual da dimensão recíproca da missão: Levar e trazer consigo a experiência de Deus que envia: “Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome!” (Lc 10,17).

Como disse o Santo Padre, Papa Francisco, “ Evangelização obedece ao mandato missionário de Jesus: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado” (Mt 28, 19s). O Papa continua dizendo que na Palavra de Deus aparece constantemente o dinamismo de “saída” que Deus quer provocar nos crentes. Por isso mesmo deseja e exorta uma Igreja “em saída”. (EG)
Desde sempre Deus “incomoda” alguém tirando-o do seu lugar para uma missão específica. Assim também, Jesus, como enviado do Pai “Não tem onde reclinar a cabeça” (Lc 9,58). Por isso disse Ele, “assim como meu Pai me enviou assim também eu vos envio”, incomodando seus discípulos: “Ide...”.

Hoje, ainda, o Espírito Santo não deixa de “incomodar” sua Igreja, suscitando pessoas e tempos oportunos para indicar a necessidade de “sair”... Diz ainda o Santo Padre que “cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas somos todos convidados a aceitar esse chamado: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho... A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade de discípulos, é uma alegria missionária... Essa alegria é um sinal de que o Evangelho foi anunciado e está a frutificar... Mas tem sempre a dinâmica do êxodo e do dom, de sair de si mesmo, de caminhar e de semear sempre de novo, sempre mais além. O Senhor diz: “Vamos para outra parte, para as aldeias vizinhas, a fim de pregar aí, pois foi para isso que Eu vim” (Mc 1,38), (EG).

O tempo urge. O Espírito Santo se encarrega de criar essa “tensão” no “coração” da Igreja para que ela não esteja voltada unicamente para sua dimensão institucional. A missão, da mesma forma que é a natureza essencial da Igreja, é parte essencial do meu ser como batizado. “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo. É preciso consideramo-nos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar” (EG).

“Sai da tua terra e vai...” Para onde?? Antes de sair, onde estou??



Pe. Lalim é pároco da paróquia São Joaquim, em São Joaquim da Barra,
e assessor do COMIDI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário