segunda-feira, 25 de maio de 2015

A Igreja em Permanente Missão



Vocação dos primeiros discípulos: “Segui-me e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4, 19).
Eles, deixando imediatamente as redes, o seguiram.

Exigências da vocação apostólica: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás”. Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” Outro lhe disse “Senhor, permite-me primeiro enterrar meu pai.” Mas Jesus lhes respondeu: ”Segue-me deixa que os mortos enterrem seus mortos”. (Mt 8, 19)

Recompensa: Pedro “Eis que deixamos tudo e te seguiremos, o que é que vamos receber?”. (Mt 19, 27)
 Primeiro - Sentarão nos tronos para julgar.
Segundo - Cem vezes mais e a vida eterna.

A iniciativa da vocação missionária é obra do Espírito Santo que tem a prerrogativa de iniciar missão evangelizadora.

“É o Espírito Santo que impele a ir sempre mais além, não só no sentido geográfico, mas também ultrapassando as barreiras étnicas e religiosas” (João Paulo II).

É o Espírito Santo que receita e cultiva a vida, impulsionando à missão até os confins do mundo.
Enquanto não aparece o Espírito Santo, á situarão é de insegurança e medo. Portanto inconstante, ou de momentos extremos, rejam eles de empolgação, diante do sucesso, ou decepção diante do fracasso.
Enquanto Jesus esta no sepulcro, a desilusão, o medo. E agora...? Jesus diz: ”A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou eu também vos envio.” Sopro sobre eles e disse: ”Recebei o Espírito Santo”.

A partir dessa historia, a missão de Cristo e do Espírito Santo, passa a ser a missão da Igreja: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio, como ovelhas entre lobos”.

Igreja = Dinâmica em movimento... é o projeto de Deus = movimento
(Jesus Cristo) Historia
·         Abraão =
·         Hebreus =
·         Projetos =
·         Jesus Cristo = Perseguição
·         Igreja = Mártires, apóstolos, pentecostes.

O mandamento missionário:
849 – “Enviado por Deus as nações para ser o “sacramento universal da salvação”, a Igreja, em junção das exigências intimas, de sua própria catolicidade e obediência a ordem de seu fundador, esforça-se para anunciar o evangelho a todos os homens”.

“Ide, portanto, e farei que todos os povos se tornem discípulos batizando-os em nome do Pai, do Filho do Espírito e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei!”

Pe. Lalim Urbinatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário