domingo, 31 de maio de 2015

Paróquia Missionária - parte 1



Objetivo:
Tornar a paróquia mais missionária, a partir de cada comunidade, suscitando e formando discípulos missionários numa dinâmica multiplicadora entre setores e CEBs.

Metodologia:
De que forma? Oração, Palavra de Deus, setorização e ação missionária de cada comunidade para “Que todos sejam um – (Jo 17,21)”. 

Desenvolvimento:
 O primeiro passo é explicar às lideranças da paróquia (CPP, CPC, CAEP) sobre o desenvolvimento do projeto. O segundo passo é suscitar um grupo de pessoas, a nível paroquial, para formação prevista. Esse grupo será o responsável em ajudar a comunidade escolhida a viver o processo missionário. O processo, numa única comunidade, pode demorar um ano ou mais. Depois que essa comunidade passar por todo o processo, irá ajudar outra (s) comunidade (s) a vivê-lo. Nisso se dá a dinâmica multiplicadora. O tempo que se levará para que todas as comunidades passem pela experiência na paróquia não pode ser acelerado. É preciso que a experiência seja bem vivida e experimentada. Lembrando que este projeto não é uma pastoral ou movimento a mais na paróquia, sim uma união de todas as pastorais e movimentos.

O objetivo é colocar todas as pastorais, movimentos e forças da comunidade em estado de missão permanente e suscitar discípulos missionários que atuem na sua comunidade e, depois, em outras. A metodologia prevê a discussão e elaboração paroquial conjunta do processo, formação e reflexão com CPP,CPC, CAEP e quem quiser participar. Não é saudável que o pároco, religiosos ou alguns poucos escolhidos pelo pároco sejam mentores do processo. Depois, formação para o grupo que vai ser o responsável pelo projeto a nível paroquial. 

Tal etapa nós chamamos de “Primeiro Anúncio”. Este Anúncio pode ter até três momentos, dependendo da assimilação do conteúdo pela comunidade. Todos são convidados a participar da elaboração do projeto missionário, refletindo e opinando sobre temas, agenda e caminhos a serem feitos. É momento em que se busca formar setores e CEBs (pequenas comunidades) na comunidade. O processo poderás ser diferente em cada comunidade. O importante é respeitar o objetivo, que é a suscitação de setores e pequenas comunidades para se viver a fé. O processo é mutável, não sagrado. 

O “Segundo Anúncio” é a vivência da Palavra de Deus e a continuação da formação do discipulado em CEBs (pequenas comunidades) missionários. 

O “Terceiro Anúncio” é a celebração da caminhada numa unidade de setores e CEBs. 

O “Quarto Anúncio” é a perseverança da caminhada dos setores e CEBs e, possivelmente, a efetivação destes como comunidade. A previsão é que há mais segurança para ajudar outra comunidade a viver o mesmo processo. Aqui se configura a missionariedade permanente paroquial pela ação missionária constante: fora e dentro da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário